Eventos Presenciais Vs Eventos Online

O que escolher?

O estado de pandemia que atravessamos desde o ano passado veio alterar para sempre as nossas formas de trabalhar, de nos relacionarmos com os outros e, até, de nos divertirmos.

Nos manuais de história, dentro de alguns anos, haverá uma cronologia “Antes da Covid” e “Depois da Covid”.

Eventos presenciais e online: diferenças

A indústria dos eventos presenciais foi dos setores de mais sofreu com os sucessivos confinamentos. Esse facto levou à reinvenção de todo o setor e à multiplicação de plataformas para a realização de eventos online.

Enquanto nos eventos presenciais as interações humanas são presenciais, nos eventos online essas mesmas interações são virtuais. Embora diferentes, estas duas tipologias de eventos têm ambas oportunidades e desafios.

Presencial ou online: qual a melhor opção?

Não restam dúvidas de que a maior diferença entre eventos presenciais e eventos online se prende com a logística necessária para concretizar os primeiros.

Aquando da planificação e organização de um evento presencial, é necessário ter em conta:

Além do maior investimento necessário, há também o desafio da gestão da agenda, pois nem sempre é fácil garantir que organização, oradores e participantes cheguem a horas (o trânsito e a dificuldade de estacionamento pode ser um obstáculo).

No caso dos eventos online, a maioria dos custos elencados acima não tem lugar e, por norma, também não há motivos para atrasos e para não respeitar a agenda.

Nos eventos online, está também garantida uma maior audiência: não havendo despesas de deslocação e/ou estadia, os participantes aderem em maior número.

Esse importante fator leva-nos igualmente a uma responsabilidade ambiental acrescida com a não produção de resíduos.

Quem diz maior audiência, diz maior visibilidade, logo, mais leads.

Aqui, os desafios são mais tecnológicos e prendem-se com a qualidade das ligações à Internet de todos os implicados, a qualidade do áudio e da imagem e a diversidade de interações e atividades possíveis para envolver a audiência.

Eventos híbridos: o melhor dos 2 mundos

Depois de expostas as diferenças e os desafios de cada uma das duas opções, torna-se mais fácil fazer uma escolha sensata.

Na Supreme Stage acreditamos que um tipo de evento não anula o outro. A título de exemplo, acreditava-se, até há pouco tempo, que os eventos online poderiam comprometer as vendas no presencial (no caso das lojas online Vs lojas físicas); tal não sucede. Pelo contrário, o online acaba por atrair mais audiência e melhora a experiência do utilizador.

Acreditamos também que, se forem bem planificados, estes dois tipos de eventos podem ser complementares; termos num mesmo evento iniciativas presenciais e outras online, a juntar o melhor dos 2 mundos e uma audiência mais vasta.

Conclusão

Vivemos a Era da Experiência! Mais do que qualquer outro fator técnico ou académico, o que mais importa é vivenciar uma experiência diferente e enriquecedora.

Também não podemos esquecer as últimas gerações, os nativos digitais! Se é para estes públicos que teremos de organizar eventos, sem excluir os restantes, torna-se óbvio que uma estratégia híbrida é a melhor opção.

Se ainda tem dúvidas, marque uma reunião com a nossa equipa: não olharemos a esforços para encontrar o formato mais adequado para potenciar o seu produto ou serviço.